Formação e Aperfeiçoamento


O CBEE acredita fortemente na qualificação pessoal e profissional para o desenvolvimento de toda e qualquer atividade técnica e científica. Para tanto, investimos em cursos, workshops, palestras, encontros e congressos para discutir diferentes temas que tem permeado atualmente na Ecologia de Estradas.


O CBEE oferece cursos de formação pessoal e profissional com intuito de propiciar a formação inicial e continuada, fomentando a aquisição e/ou a complementação de conhecimentos teórico-práticos em diversos temas sobre Ecologia de Estradas. Os cursos permitem o aperfeiçoamento e atualização exigida pelos diferentes órgãos governamentais e até mesmo pelo mercado de trabalho.

Os cursos e programas de formação inicial e continuada basicamente objetivam:

  • Proporcionar ao profissional o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social;
  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas diferentes áreas de trabalho;
  • Qualificar e requalificar profissionais, preparando-os para desenvolver sua atividade profissional da melhor forma possível;
  • Ampliar as competências profissionais dos envolvidos.

Cursos de Curta Duração

Protocolo CBEE de monitoramento de atropelamento de fauna selvagem


Descrição: curso teórico onde são apresentados os principais aspectos metodológicos que influenciam a coleta de dados em campo, assim como as ferramentas tecnológicas que o CBEE está disponibilizando para armazenamento, análise e emissão de relatório de informações de atropelamento de fauna.


Carga horária: 5 horas

Conteúdo Programático: não informado

Investimento: R$ 50,00/pessoa

Número mínimo e máximo de participantes: 10 – 30 pessoas

Local: Nas cidades que o CBEE estiver desenvolvendo algum projeto.

Data: monitorar a página do CBEE

Curso in company ou encomendados: sim (custo de viagem e hospedagem + R$ 1000,00) para até 30 pessoas.

Certificado: Emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras


Mestrado e Doutorado

Anualmente são disponibilizadas para o CBEE entre 2 e 3 vagas para mestrado e para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras. O curso apresenta conceito CAPES 4 e a sua área de concentração é “Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Ecossistemas Fragmentados e Agrossistemas”.

Eventualmente o Programa realiza duas seleções no ano. Maiores informações pode ser acessadas na página do PPG em Ecologia Aplicada.